Na disciplina
de Mídia na faculdade, tínhamos que escolher para apresentar algum meio e algum
veículo de comunicação... daí que escolhemos falar sobre internet... mais
especificamente sobre blogs e escolhemos o do Fábio Mourão, do blog: Dito pelo Maldito.
Um blog que
já possui mais de 5 anos no ar, vem
conquistando cada vez mais público pelo fato de ter uma proposta inovadora com relação
ao conteúdo apresentado, dando suporte a assuntos que ficam a margem dos
grandes veículos de comunicação, textos autorais
e artigos voltados para a cultura independente que inclui literatura,
quadrinhos, cinema, boardgames, RPG e outros temas, dando também suporte
a escritores iniciantes e que não possuem dinheiro para investi em uma grande
divulgação.
E trouxe até
aqui, a entrevista que
fiz com seu criador! Confira:
1 – Você se vende como blog ou site de notícias?
Com certeza
como um blog. Um site de notícias depende do trabalho de outras pessoas para se
manter, o trabalho que desenvolvo no blog é espontâneo e totalmente
independente.
2 - Como as pessoas encontram teu blog e se a busca pelo
DpM pelo google é relevante?
Depois de um
longo tempo na estrada, hoje posso dizer sim que o blog conquistou uma certa
relevância nas buscas do Google. O DpM já aparece em primeiro nas páginas de
buscas em muitos temas ligados a literatura além de ser facilmente localizado
quando o usuário procura uma forma de divulgar seu livro na internet.
3 - O teu blog tem outros formatos? Tipo, pra smartphone,
tablet??
Ele pode ser
acessado e lido por todas essas plataformas, mas ainda não possuímos nenhum
aplicativo exclusivo do tipo. Até mesmo pq ainda não vi essa necessidade dentro
do conceito do blog. Para o ano que vem sim estamos planejando alguns projetos
ligado a e-Readers.
4- Atualmente quais os anunciantes no DpM e como funciona?
É mensal o banner colocado lá? Quais os formatos que vc aceita? Esses formatos
foram estipulados por você ou o cliente fala que tipo de anuncio ele quer?
Apesar de
atuarmos em diversos campos, o nosso forte é a divulgação dentro da literatura
independente, onde, com a facilidade atual da auto-publicação, temos muitos
autores lançando suas obras independentes no mercado, mas sem um canal ideal
para divulgá-las. Os banner são cobrados por CpM (custo por milhar) que já é um
certo padrão na internet. E o tamanho precisa seguir o formato do blog como em
qualquer outra mídia impressa ou radiodifusora.
5 - Como funciona os posts
pagos?
Os 'publieditoriais' ficam a cargo do contratante, ele pode fornecer o
texto e ilustrar com imagens e vídeo desde que siga o contexto do blog, ou
podemos desenvolver a postagem já dentro dos nossos conceitos.
6- Que portas se abriram para você, depois
do blog?
Alem dessa entrevista que não deixa de ser uma dessas portas abertas,
hoje o blog representa uma parte substancial da minha renda, além de render
aparições esporádicas na mídia, até chegar a apresentação que fizemos esse ano
no palco da Bienal Internacional de SP.
7 - Vocês sobrevivem só com o blog?
Não vivo apenas do blog, porém todas as minhas outras atividades
profissionais atuais são ligadas a literatura e surgiram após o meu engajamento
com o blog. Não tenho formação acadêmica e não saberia dizer sobre os outros
colunistas do blog, mas creio que todos possuímos um fator determinante para
esse tipo de atividade, temos muitas histórias pra contar.
8 - Qual a fonte de pesquisa dos dados de
audiência?
A própria plataforma onde o blog é hospedado já fornece esse tipo de
dados. No blogger da Google. é
hospedagem paga
9 - Qual o foco de vocês? Qual o público
alvo?
:)
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