sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Resenha: O Mundo de Sofia.


O Mundo de Sofia, narra em 3ª pessoas os desdobramentos de toda a história da filosofia através dos ensinamentos do professor Alberto Knox. Sofia, nossa personagem principal vai tomando conhecimento das teorias de Sócrates, Platão, Aristóteles, Locke, Spinoza, Hume, Descartes, entre vários outros filósofos.

No inicio ela começa a receber umas cartas por correio, “curso completo de filosofia”, enviadas por Alberto (um professor de filosofia), ninguém sabe o porque desse interesse de que ela saiba tais coisas, ainda mais porque Sofia está nas vésperas de completar 15 anos, sua mãe até começa a achar que são cartas de amor para a filha.

Logo o professor de filosofia e Sofia começam a se encontrar para discutirem melhor o tema.

Também há Hilde, uma menina que completa 15 anos no mesmo dia que Sofia, ninguém sabe nem quem ela é, nem quem é seu pai, Albert, que envia cartões do Líbano para Sofia e que faz Hermes (o cachorro de Alberto) falar, dentre outras peripécias.

Há todo um pequeno suspense em volta de quem é Hilde, quem é seu pai que tanto enche o saco enviando cartões de parabéns para Sofia.


É um livro grande, que tem o objetivo de falar sobre a filosofia, mas sua história de fundo é meio maçante e cansativa, mas logo no final, quando Sofia conhece/percorre toda a história da filosofia, Alberto diz que o resto do caminho, ela deve percorrer sozinha, assim como nós, usando nossa razão vamos olhando o mundo com outros olhos, agora, com os olhos da filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário