quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Entrevista com Fábio Mourão, criador do blog: Dito pelo Maldito.



Na disciplina de Mídia na faculdade, tínhamos que escolher para apresentar algum meio e algum veículo de comunicação... daí que escolhemos falar sobre internet... mais especificamente sobre blogs e escolhemos o do Fábio Mourão, do blog: Dito pelo Maldito.

Um blog que já possui mais de 5 anos no ar, vem conquistando cada vez mais público pelo fato de ter uma proposta inovadora com relação ao conteúdo apresentado, dando suporte a assuntos que ficam a margem dos grandes veículos de comunicação, textos autorais e artigos voltados para a cultura independente que inclui literatura, quadrinhos, cinema, boardgames, RPG e outros temas, dando também suporte a escritores iniciantes e que não possuem dinheiro para investi em uma grande divulgação.

E trouxe até aqui, a entrevista que fiz com seu criador! Confira:

1 – Você se vende como blog ou site de notícias?

Com certeza como um blog. Um site de notícias depende do trabalho de outras pessoas para se manter, o trabalho que desenvolvo no blog é espontâneo e totalmente independente.

2 - Como as pessoas encontram teu blog e se a busca pelo DpM pelo google é relevante?

Depois de um longo tempo na estrada, hoje posso dizer sim que o blog conquistou uma certa relevância nas buscas do Google. O DpM já aparece em primeiro nas páginas de buscas em muitos temas ligados a literatura além de ser facilmente localizado quando o usuário procura uma forma de divulgar seu livro na internet.

3 - O teu blog tem outros formatos? Tipo, pra smartphone, tablet??

Ele pode ser acessado e lido por todas essas plataformas, mas ainda não possuímos nenhum aplicativo exclusivo do tipo. Até mesmo pq ainda não vi essa necessidade dentro do conceito do blog. Para o ano que vem sim estamos planejando alguns projetos ligado a e-Readers.

4- Atualmente quais os anunciantes no DpM e como funciona? É mensal o banner colocado lá? Quais os formatos que vc aceita? Esses formatos foram estipulados por você ou o cliente fala que tipo de anuncio ele quer?

Apesar de atuarmos em diversos campos, o nosso forte é a divulgação dentro da literatura independente, onde, com a facilidade atual da auto-publicação, temos muitos autores lançando suas obras independentes no mercado, mas sem um canal ideal para divulgá-las. Os banner são cobrados por CpM (custo por milhar) que já é um certo padrão na internet. E o tamanho precisa seguir o formato do blog como em qualquer outra mídia impressa ou radiodifusora.

5 - Como funciona os posts pagos?

Os 'publieditoriais' ficam a cargo do contratante, ele pode fornecer o texto e ilustrar com imagens e vídeo desde que siga o contexto do blog, ou podemos desenvolver a postagem já dentro dos nossos conceitos.

6- Que portas se abriram para você, depois do blog?

Alem dessa entrevista que não deixa de ser uma dessas portas abertas, hoje o blog representa uma parte substancial da minha renda, além de render aparições esporádicas na mídia, até chegar a apresentação que fizemos esse ano no palco da Bienal Internacional de SP.

7 - Vocês sobrevivem só com o blog?

Não vivo apenas do blog, porém todas as minhas outras atividades profissionais atuais são ligadas a literatura e surgiram após o meu engajamento com o blog. Não tenho formação acadêmica e não saberia dizer sobre os outros colunistas do blog, mas creio que todos possuímos um fator determinante para esse tipo de atividade, temos muitas histórias pra contar.

8 - Qual a fonte de pesquisa dos dados de audiência?

A própria plataforma onde o blog é hospedado já fornece esse tipo de dados. No blogger da Google.  é hospedagem paga

9 - Qual o foco de vocês? Qual o público alvo?

Acho que o nosso maior foco é fugir do comum e evitar cair em clichês e acabar limitado em apenas repetir o que já é feito em outros blogs. Nosso público alvo é todo mundo que já está cansado do conteúdo sem propósito desses mesmos outros blogs.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário