sexta-feira, 25 de julho de 2014

Livros Nacionais + Dia do Escritor



A Semana do Livro Nacional (que vai do dia 19 à 27 de Julho) é um projeto idealizado pela Josy Stoque, que é publicitária e escritora. O evento está em sua segunda edição e passa por várias cidades do Brasil. Dia 19 eles estiveram em Fortaleza no Shopping Benfica, tratando do tema:  Caminhos e desafios da Literatura Independente.

Resolvi fazer uma postagem especial em homenagem aos bons livros de escritores brasileiros que fizeram/fazem parte da minha vida. Já comemorando hoje também o dia do escritor.

1 – Uma escola assim, eu quero pra mim; de Elias José.


Esse livro eu li umas 200 vezes durante o ensino fundamental, esse é um dos vários livros didáticos que eu usei na escola e guardo até hoje. Conta a história de uma professora que vai substituir a outra no colégio, que ensinava por meio de histórias, desenhos, poesias, violão e várias outras invenções.

2 – O Cortiço; de Aluisio Azevedo.


Obra que conheci no ensino médio. Tínhamos de ler uns 4 ou 5 livros adotados pela Universidade que íamos prestar vestibular, e O Cortiço era um deles. Eu o li e AMEI, um dos meus preferidos da literatura nacional. Li ele, quando peguei emprestado da biblioteca da escola, mas finalmente consegui ele pra mim no evento do Trocando Letras esse ano.

3 – O dia Mastroianni; de João Paulo Cuenca.




A escola só nos leva até certo ponto, depois temos de ir atrás de nossas próprias referências. A Ulyane, um dia chegou no colégio me falando de uma entrevista que ela tinha visto na TV Escola, com um escritor brasileiro, chamado João Paulo Cuenca.

Logo depois, fomos pesquisar tudo sobre ele... suas obras, e hoje ele faz parte do grupo “meus escritores brasileiros preferidos”. Um nome importante na literatura contemporânea. Cronista, ele  também é colunista da Folha de São Paulo e atualmente também está dirigindo um filme chamado “A morte de J.P Cuenca” (“Um homem morreu misteriosamente em uma ocupação ilegal no centro do Rio em 2008. Seu nome era João Paulo Cuenca. Quem era esse homem? O que ele queria antes de morrer? A cidade já esqueceu dele? “)

4 – O Encontro Marcado; de Fernando Sabino.


Quando alguém que a gente admira cita algum livro ou filme, geralmente a gente vai atrás, não é verdade? Foi o que aconteceu com o livro “O Encontro Marcado”.

Ao ver uma entrevista do escritor João Paulo Cuenca na TV, onde ele falou que o livro preferido dele é O Encontro Marcado, do F. Sabino... qual não foi a surpresa de Ulyane ao ver esse livro na biblioteca pública municipal!!

E logo em seguida eu o peguei também , tornando-se um dos meus livros favoritos e consequentemente o Sabino se tornando um dos meus escritores preferidos também, e sempre que eu acho um livro dele por ai, eu pego logo pra ler, pois sei que vai ser uma leitura muito boa!! ;)

5 – Alguns dos meus livros de literatura nacional.


Por último e na menos importante, alguns dos meus livros de literatura nacional... alguns li na escola e outros comprei por que eu realmente gosto ou ganhei. Essa literatura mais clássica, contemporânea, mais voltada para um público especifico é muito boa. Sempre tratando dos problemas de nossa sociedade, do homem moderno, das interrogações da vida, uma literatura mais social.


Acho que esse é o diferencial da literatura brasileira, apesar de que agora, assim como nos filmes, a literatura nacional também anda se esgueirando por outros estilos, uma literatura mais fantástica... apesar de termos também o escritor Paulo Coelho, que é bastante famoso por seus romances.

Como hoje também é dia do escritor, queria parabenizar todos os escritores que passaram pela minha vida, obrigada por histórias tão fantásticas... por me terem feito companhia e me ajudarem a ser uma pessoa melhor... e não ajudaram só a mim, as letras viajam por cidades, estados, continentes... unindo leitores por todo o mundo e mudando a vida de várias pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário